Entenda: O papel da contabilidade diante do planejamento empresarial

A contabilidade empresarial se tornou fundamental para empresas de todos os portes. Isso porque ela ajuda a aprimorar seus processos financeiros e fiscais, garantindo um crescimento otimizado e próprio às normas legais.

A contabilidade empresarial se tornou fundamental para empresas de todos os portes. Isso porque ela ajuda a aprimorar seus processos financeiros e fiscais, garantindo um crescimento otimizado e próprio às normas legais.

Levando em conta um bom planejamento estratégico e tributário nessa área, é totalmente possível tornar as ações organizacionais mais ágeis e confiáveis, além de diminuir custos com impostos, otimizar os gastos e ter maior fundamento para guiar investimentos.

Desse modo, a função dos profissionais que atuam nesse campo, os contadores, auditores contábeis, tendem a se valorizar, fazendo com que eles se tornem cada vez mais procurados pelos negócios.

Uma empresa que precisa fazer a contratação de uma recepcionista para evento, por exemplo, tem a necessidade de contratar um profissional da área contábil para poder calcular certos pagamentos trabalhistas e controlar os gastos da empresa nesse sentido.

Vale ressaltar que as vantagens de se contar com uma organização eficiente em contabilidade empresarial vão muito além de controles contábeis, podendo ter impacto positivo nas estratégias do mercado, preços de vendas e nas tomadas de decisão.

A área contábil é como analisador de gases de combustão para caldeira, é preciso muita cautela para não se descuidar na organização dos dados financeiros, pois pode custar a vida da empresa como um todo.

O conceito de contabilidade

A contabilidade é um tipo de ciência que analisa e pratica as funções de orientação, e registro relativo às ações e fatos da administração econômica.

De modo específico, estuda e controla o patrimônio dos negócios por meio dos registros contábeis dos fatos e suas demonstrações de resultados produzidos.

Uma indústria de maquiagem, por causa do seu nível de operações, necessita de um controle financeiro bem organizado e a contabilidade ajudaria a administrar a parte econômica desse negócio.

Auxilia, portanto, no papel de administração das corporações, tendo função importante na tomada de decisões. São dados e relatórios que um contador entende e orienta o empresário no caminho mais correto a seguir para mais lucratividade e crescimento.

Em primeiro lugar, o objetivo da contabilidade são dados econômicos para governos, fornecedores, bancos, investidores e outros tipos de setores.

E cada grupo de usuários desses dados poderá, a partir deles, analisar o cenário econômico e financeiro da empresa e realizar mudanças sobre suas futuras tendências, e claro, tudo baseado nos dados apresentados.

Afinal, nenhum negócio muda do nada, nem negócios como distribuidora cesta. Tudo deve ser planejado e baseado em informações relevantes para as tomadas de decisões futuras da empresa em questão.

As vantagens da contabilidade empresarial

Talvez as pessoas não percebam, mas a contabilidade e a medicina têm certas características em comum.

Do mesmo modo que um médico organiza os dados da saúde do paciente para apresentar o diagnóstico, e pôr tudo ali na pasta de prontuário, o contador faz a análise dos dados do negócio para dar ao empreendedor uma real visão sobre a sua situação empresarial.

Quando está organizada e em dia, a contabilidade tem a capacidade de dar informações relevantes para a tomada de decisão de líderes e gestores, além de fazer a previsão das situações de risco para o negócio, tanto no momento atual, quanto no futuro.

1. Controle financeiro e econômico

Não importa o quão grande seja o tamanho da sua empresa, o controle dos recebimentos e pagamentos é indispensável para a sustentabilidade, pois, quando se tem um negócio, a meta é ter lucros e qualquer pequeno desvio pode acabar comprometendo o resultado final.

É fundamental, para evitar prejuízos na hora de vender, calcular o custo certo da mercadoria vendida, ou mesmo do serviço a ser ofertado, e isso só é possível se tiver todos os registros financeiros em dia.

Se uma empresa de caminhão de frete não tem esse controle, por exemplo, vai perder muito lucro e vai falir assim que tiver a primeira crise orçamentária.

Conhecer onde e como se gasta, quanto foi ganho e com o que foi ganho, possibilita que o empreendedor invista o seu tempo, energia e recursos no que verdadeiramente vale a pena, ajudando a preservar a boa saúde do negócio.

2. Ajuda na tomada de decisões

O acompanhamento atualizado dos movimentos financeiros da empresa tem como resultado o amplo conhecimento de todos os números, e facilita na tomada de decisões mais rápidas pelos gestores e administradores.

Com a contabilidade em dia fica mais fácil, por exemplo, entender se as alterações administrativas estão gerando o resultado esperado ou se novas mudanças precisarão ser feitas.

Com o acompanhamento da planilha contábil, é possível deixar indicadores e metas estabelecidas e optar sobre novos investimentos, novas campanhas de marketing, desenvolvimento de novos produtos e outras atividades que devam impulsionar o negócio.

Por exemplo, uma empresa de material de PDV para supermercado, com uma planilha de acompanhamento das movimentações financeiras, pode dar um parâmetro bom sobre o fluxo e se é possível investir em campanhas e na produção de novos produtos para vender.

3. Evita os problemas fiscais

Uma das grandes vantagens de manter a contabilidade da empresa totalmente atualizada é evitar o não pagamento de tributo.

O Fisco tem costume de aplicar pesadas sanções aos negócios que não cumprem com suas responsabilidades tributárias, bem como não arrecadam seus impostos de modo correto.

4. Sem problemas trabalhistas

Tudo que uma empresa menos quer é ser condenada em uma reclamação trabalhista, e ter que pagar algo que já foi pago a um funcionário porque simplesmente não conseguiu comprovar o pagamento.

É impossível ocorrer tudo isso em um dia, já que a companhia teria encontrado fácil todos os comprovantes de pagamentos dos funcionários.

Se o negócio for acionado na justiça trabalhista, uma contabilidade que seja bem feita, organizada e atualizada, será essencial na hora da contestação do juiz.

Imagine que uma empresa não tenha o registro de pagamentos dos funcionários. A justiça vai achar isso muito estranho e contestar, pois é uma documentação necessária.

Sem falar que vai facilitar o trabalho da perícia contábil, caso seja ela necessária, reduzindo as chances de algum erro que venha a trazer prejuízo para o negócio. Por isso, é preciso se organizar como uma lavanderia de uniformes industriais e evitar problemas.

5. Reduzir os impostos

Sabe-se da grande importância e do quanto os impostos são fundamentais para o bom funcionamento do Estado. No entanto, ninguém deseja pagar mais impostos do que o devido.

Uma grande vantagem de uma documentação contábil em dia, é mostrar a real situação do negócio e, ainda, ajudar a avaliar qual o melhor regime de tributação em função do cenário, assim como achar a melhor hora para fazer alterações.

Os processos da contabilidade empresarial

Os procedimentos e atividades da contabilidade empresarial têm foco em diversos aspectos, sejam trabalhistas, fiscais, tributários, legais, dentre muitos outros que são parte da contabilidade de um negócio.

Eles são realizados por profissionais capacitados, que devem ser contadores ou técnicos em contabilidade, conforme as necessidades de cada forma de processo.

Outros setores costumam auxiliar em tais atividades. É o caso do setor financeiro, no planejamento estratégico de finanças. Enquanto isso, o setor jurídico auxilia na adequação e no aconselhamento em relação às leis.

Principalmente, para fornecer apoio aos gestores, é muito importante que as atividades adotadas fiquem de acordo com as exigências governamentais e os padrões de perfeição do mercado.

Dicas para aplicar a contabilidade empresarial

A contabilidade não é muito difícil de ser implementada se for feita seguindo alguns passos importantes. Essas dicas englobam vários aspectos que vão facilitar a sua aplicação na empresa. Elas são:

  1. Realizar um planejamento impecável;

  2. Fazer bons investimentos;

  3. Investir em aparatos tecnológicos;

  4. Ter controle do lucro e das despesas.

O planejamento é primordial para a gestão correta dos impostos e optar pelo regime tributário certo, além de identificar oportunidades de economia e fazer investimentos corretos, também é muito necessário.

Isso porque, sem eles, a empresa não vai crescer. Querendo ou não, ela precisa decidir por investimentos que sejam uma fonte de lucro, e não fonte de custo a longo prazo.

O planejamento financeiro e outras atividades ligadas à contabilidade devem ser realizadas com a ajuda de planilhas. Porém, ainda que essa escolha seja eficaz, a tecnologia pode trazer muito mais vantagens.

Os softwares de gestão financeira, por exemplo, são mais fáceis de manusear, permitem a administração de uma grande quantidade de dados e são capazes de gerar vários relatórios completos e totalmente inteligentes.

E uma contabilidade que seja eficaz só é viável com um bom controle de fluxo de caixa, pois, saber a movimentação financeira da empresa e administrar o lucro e as despesas de capital, é uma parte indispensável na gestão de qualquer corporação.

Considerações finais

Ter uma estrutura de contabilidade dentro de uma empresa é totalmente indispensável, pois a gestão adequada do negócio se baseia em dados, e principalmente os dados financeiros, eles ajudam a definir plano de negócio e oportunidades de investimentos para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.