Era do BPO Financeiro e sua importância para as PMEs

De acordo com um levantamento realizado pela Global Technavio, o segmento de BPO (Business Process Outsourcing) ou Terceirização de Processos de Negócios (em tradução livre), tem expectativa de crescimento em torno de 14% até 2024

Autor: Silvana MenezesFonte: A Autora

De acordo com um levantamento realizado pela Global Technavio, o segmento de BPO (Business Process Outsourcing) ou Terceirização de Processos de Negócios (em tradução livre), tem expectativa de crescimento em torno de 14% até 2024. Atualmente, o BPO financeiro é considerado uma alternativa acessível e eficiente para a melhoria na gestão empresarial.

Vale lembrar que a implementação do BPO Financeiro é voltada especialmente para quem atua como gestor multitarefa, bastante comum nas pequenas e médias empresas, no qual o próprio empreendedor é responsável por diversas áreas da operação. Ele é a pessoa que cuida tanto do produto ou serviços prestados, quanto das vendas, gestão, seleção e contratação de equipe, além do relacionamento com os clientes e fornecedores, tudo isso, ainda cuidando do financeiro.

Em outras palavras, ele tem uma missão quase impossível em suas mãos. Cuidar de todas as áreas da sua empresa é desafiador e complexo, o BPO chega para apoiar os empresários na gestão financeira principalmente para as micro, pequenas e médias empresas, trazendo vantagem competitiva quanto a redução de custos, aumentando a eficiência e simplificando processos.

Neste contexto, o BPO financeiro tem sido uma importante ferramenta para empresas que não possuem volume de transações que justifiquem a contratação de um colaborador exclusivo para desempenhar essas tarefas, por exemplo. As soluções têm como objetivo trabalhar com o presente e o futuro das movimentações de caixa, trazendo para o gestor uma visão completa do seu negócio, empoderando-o de mais segurança na tomada de decisões, com informações rápidas e precisas.

Além disso, outra utilização na qual o serviço tem grande procura no mercado é para sanar uma das principais dores de muitas empresas: falta de tempo para executar o registro e o controle das movimentações financeiras. Toda burocracia acaba exigindo muito do empresário, já que erros no fluxo de caixa podem trazer prejuízos, inseguranças e preocupações.

Àquelas que ainda não entendem o propósito desse serviço como um investimento, é preciso uma análise de suas habilidades técnicas para atuar pessoalmente com tais tarefas e estar ciente dos riscos. Muitas vezes, esses empreendedores até têm a consciência de que precisam de um colaborador especializado para executar a função, mas contratar alguém com conhecimento técnico suficiente está fora do seu orçamento.

Durante a minha trajetória com este segmento, constatei que a maioria dos contatos realizados buscando o serviço de BPO Financeiro são empresas em fase de crescimento e que entendem que precisam se organizar para crescer de forma sustentável. Mas vejo que o empreendedor ainda precisa de mais informações sobre o serviço e, em alguns casos, nem sabe que precisa, muitas vezes atribuindo erroneamente tarefas ao contador, quando o que ele precisa é de gestão financeira.

A verdade é que existem muitas dúvidas a serem ainda esclarecidas sobre essa atividade. Em contrapartida, os profissionais que atuam nesse ramo, têm contribuído muito para mudar este cenário, mostrando a importância da adoção de tal prática à operação. Deixando claro que a contabilidade é a área responsável pelas obrigações legais e tarefas regulamentadas por lei, já o BPO financeiro oferece o apoio necessário no dia a dia da gestão das empresas.

Podemos encontrar no mercado soluções dispostas a sanar esta dor, como plataformas de gestão específicas para o pequeno empreendedor. É indispensável contar com uma tecnologia na qual tudo pode ser acompanhado em tempo real, com mais eficiência, para que o gestor possa ter as informações com clareza, podendo tomar decisões rapidamente, caso seja necessária alguma intervenção.

Não é simples empreender, mas o gestor não precisa fazer tudo sozinho, é imprescindível delegar tarefas, principalmente as operacionais e focar suas energias na estratégia da sua empresa. Com as informações gerenciais fidedignas as chances de sucesso são ampliadas. O BPO financeiro alia tecnologia atual e serviço qualificado, o trabalho é realizado com automação e processos estruturados voltado para atender a demanda individual de cada empresa.

*Silvana Menezes é CEO da Di Valore, empresa focada em BPO Financeiro e parceira da vhsys, empresa de tecnologia que atua em todo o país desenvolvendo plataforma de gestão para pequenos negócios