Existe um momento ideal para vender uma ação?

Ações tendem a se valorizar mais em longo prazo, então a pressa para se livrar delas nunca é bom negócio

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

O mercado de investimentos é imprevisível e totalmente volátil, então quando questionamos se existe um momento ideal para se vender uma ação, não existe uma resposta exata. Tudo depende de uma série de fatores, com destaque para o cenário atual da economia e também para o perfil do investidor. Quem busca uma rentabilidade mais imediata pode ter uma abordagem mais agressiva, buscando vender o mais rápido possível, mas aqueles que forem pacientes e segurarem suas ações por anos também podem ser bem recompensados.

De acordo com Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo, você nunca deve vender sua parte de uma empresa, independentemente de qual for. É claro que isso não deve ser levado ao pé da letra, mas é uma forma de dizer que, quanto mais tempo esperar, melhor será seu lucro no final. O problema é que poucos têm a paciência de aguardar por anos a fio, acompanhando todos os altos e baixos do mercado, a fim de escolher o momento exato de sacar o dinheiro que conquistou com aquele investimento. Em uma hora, tudo pode estar valendo muito, enquanto na outra já perdeu seu valor. Por isso, a maioria prefere não arriscar.

A bolsa de valores segue a lei de oferta e procura, então é importante avaliar sua tolerância a riscos e também estudar a situação atual do mercado para saber o que está mais atrativo. O tal do “momento ideal” para vender suas ações vai depender de tudo isso, pois é a economia que dita quais títulos estão mais favoráveis, então pode, sim, existir uma boa hora para se livrar de determinadas ações, enquanto outras precisam de mais tempo.

Aproveitar esses picos de valorização é importante, pois é comum que uma ação suba continuamente e depois caia de uma vez. Isso não quer dizer que os donos daqueles títulos levarão prejuízo, mas será necessário esperar um bom tempo até que isso volte a acontecer; afinal, o mercado é cíclico. Quem preferir pode se especializar um pouco mais na área ao buscar uma graduação em ciências contábeis EAD, ou consultar um profissional especializado para garantir investimentos mais assertivos.

Quanto ao restante, cabe ao próprio investidor avaliar suas estratégias e decidir quando é o melhor momento de vender suas ações. Não existem regras, muito menos uma fórmula mágica, para garantir lucro máximo. O importante é estabelecer uma meta para lucrar com determinados títulos e alcançar esse objetivo, seja vendendo rápido ou esperando anos para que se concretize.