Os desafios do empreendedorismo na área da saúde

Cenário empreendedor tem crescido e gerado desafios para todos

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

A taxa de desemprego aumentou muito após o início do COVID-19. Dados mostram que foram atingidas em torno de 13,4 milhões de pessoas no Brasil somente em 2020. Mesmo diante dessa situação, os brasileiros decidiram por trabalhar por si e empreender no mercado de trabalho. O portal do empreendedor individual registrou o crescimento de 2,6 milhões de pessoas se inscrevendo para serem MEI (Microempreendedor Individual) – esses dados divulgados são do ano anterior, de 2020.

Diante desse cenário que o Brasil se encontra financeiramente, empreender foi a forma que os brasileiros encontraram de obter rendas extras para passar pela crise. Algumas pessoas que já empreendiam se adaptaram aos novos desafios perante à adversidade, buscaram opções para inovar e continuar se mantendo sem maiores desfalques. Para alcançar os objetivos desejados, é um momento que se deve manter a cabeça no lugar e uma ótima organização.

Números revelam que há grandes oportunidades em todas as áreas, mas destaca- se o empreendedorismo na área da saúde, principalmente porque as pessoas estão buscando se cuidar mais no período de pandemia. Estão se alimentando melhor, praticando atividades físicas regularmente e fazendo exames de rotina para manter uma imunidade alta.

A busca por profissionais autônomos na pandemia tem aumentado, ainda mais pelo acompanhamento mais intimista que se conquista com os pacientes. As áreas da saúde mais procuradas pelas pessoas são as de pneumologia, fisioterapia, neurologia e cardiologistas, principalmente por pessoas que se contaminaram com o vírus do COVID-19 e querem um acompanhamento mais próximo para a sua melhor recuperação.

Um dos fatores que ajudam o profissional de saúde a conquistar as suas metas ao começar a empreender é adquirir conhecimentos na área administrativa, planejamento financeiro e organização. Dessa forma, é difícil que o seu negócio vá à falência, pois o conhecimento técnico adquirido ao longo dos anos é algo que os profissionais já obtêm, e o investimento para abrir o seu próprio consultório é baixo quando comparado a outros segmentos.

Portanto, as dicas para garantir uma carreira de sucesso e promissora são: investir em especializações, praticar o networking, garantir presença em eventos e feiras, realizar projetos de pesquisa, investir no conteúdo de marketing, buscar opções de sustentabilidade, abrindo leques dos seus pacientes, e se tornar ainda mais atraente pelo seu conceito, além de pensar e elaborar estratégias de satisfação dos seus clientes.