Fatores sustentáveis valorizam o valor do imóvel

Segundo dados da cartilha do Ministério do Meio Ambiente, imóveis que adotam sistemas sustentáveis de minimizar impactos ambientais podem ter um incremento em seu valor de mercado

Autor: Renata RosaFonte: A Autora

Segundo dados da cartilha do Ministério do Meio Ambiente, imóveis que adotam sistemas sustentáveis de minimizar impactos ambientais podem ter um incremento em seu valor de mercado. Em média, esse valor pode chegar a até 30%. No caso dos empreendimentos da linha Walk, lançado com exclusividade pela NEWPROPERTIES, a valorização é muito atraente para os seus idealizadores e investidores. “A linha Walk traz em seu DNA uma arquitetura contemporânea e atemporal, onde o design e o requinte são incorporados a uma tecnologia que facilita o dia a dia do morador”, informou o sócio-diretor da NEWPROPERTIES, Alcides Gonçalves Junior.

A estruturação de um empreendimento com instalação de equipamentos inovadores e sustentáveis traz mais comodidade, redução de custos e, principalmente, qualidade de vida aos moradores. Com o aumento da preocupação das pessoas com os impactos ambientais causados pelo comportamento coletivo social, a procura por imóveis que reflitam valores que as pessoas prezam cresceu. “Recente pesquisa publicada pela Brain Inteligência Estratégica apontou as principais tendências do comportamento dos consumidores frente ao mercado imobiliário. Entre as questões abordadas, destaque para a sustentabilidade: 80% dos entrevistados que buscam um empreendimento para morar têm a questão do meio ambiente entre as prioridades.”, relata Alcides. “Não podemos nos furtar a esses dados”.

O surgimento de novas tecnologias de construção mais rápidas e limpas, a criação de leis mais rigorosas ambientais, construtivas, de segurança dos trabalhadores de obras e acordos internacionais entre governos para redução de poluentes, foram influenciadores do mercado da construção civil. A mudança de paradigmas, aliado a um público comprador mais exigente e com informações mais globalizadas, levou a aplicação de melhores práticas nas novas construções de edifícios e na readequação de imóveis já existentes.

Na linha conceito Walk, diversos critérios técnicos de conforto ambiental, sonoro e luminotécnico, bem como diretrizes de uma construção limpa foram adotados. O consumo reduzido de energia, o isolamento acústico e as comodidades que privilegiam a mobilidade urbana, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos ou uso de veículos automotores também são priorizados. “É o caso do WalkMoema, localizado em um dos melhores bairros da cidade de São Paulo. Ele tem arquitetura contemporânea, com traços modernos e exclusivos que refletem seu requinte, elegância, conforto e serviços exclusivos aos moradores”, destaca o sócio-diretor.

Outro destaque vai para as placas fotovoltaicas. À base de energia solar, elas podem colaborar para a redução na conta de energia em até 50%, segundo especialistas. Os edifícios da linha Walk já estão preparados para receber esta solução. “Também desenvolvido para esta forma de captação de energia, o segundo empreendimento da linha é o WalkMadalena: para quem está em busca de qualidade de vida, segurança, mobilidade e não abre mão de seus momentos de lazer”, destacou Gonçalves Junior.

Encerrando os principais fatores sustentáveis da linha de empreendimentos Walk, está o reuso de água de drenagem. Ainda que não esteja apropriada para consumo direto, a água captada da chuva gera uma economia na água potável de até 60%. E pode ser aplicada na rega de plantas, lavagem de calçadas e outros. “Entre outros diferenciais, o WalkMoema conta com projeto 100% de adesão à norma de desempenho, condições acústicas externas (caixilhos) e de piso entre as unidades (lajes); tomadas para carros elétricos; e disponibilidade de carros e bicicletas para locação no subsolo do empreendimento, trazendo mais economia aos custos de vida do morador, bom como conforto”, complementou.

Sobre a NEWPROPERTIES

A NEWPROPERTIES é um hub de negócios que conecta empresas, pessoas e projetos para gerar as melhores oportunidades no mercado imobiliário. Tem como propósito transformar este mercado, por meio de um modelo de empreendimentos que une organizações com expertises diversas, pessoas e inovação, potencializa a rentabilidade dos projetos com segurança e competência de mais de 30 anos de mercado.