Investir em controle de custo, eis uma opção.

No mundo globalizado e hight tech, o Capital precisa de maior ágio, e exige maior controle interno com foco na redução de custos

“No mundo globalizado com inteligência artificial o investidor fica seletivo, a sociedade precisa de conhecimento e o consumidor precisa sobreviver eis à equação universal que tem base numa EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.” (Elenito Elias da Costa e LEVY DA COSTA).

Introdução

No mundo globalizado e hight tech, o Capital precisa de maior ágio, e exige maior controle interno com foco na redução de custos, para maximizar o resultado positivo mesmo que o trabalhador que não estiver antenado e com perfil inadequado obviamente ficará fora desse mercado, e a robotização, automação, nanotecnologia e sistemas que usem a inteligência artificial, tende a abrir um fosso de desigualdade inigualável.

As mudanças estão acontecendo numa velocidade meteórica e sabemos da grande fragilidade daqueles que não estão acompanhando por motivos diversos, mas o atual sistema não deverá esperar, pois o tempo é irrecuperável.

A pirâmide social acentuará as desigualdades diante da ausência de adequação da massa que a embasa, pois quando o Capital se agrega a Tecnologia, a seletividade fará vitimas inocentes que provavelmente poderá adotar viés assintomático ao sistema.

No atual momento muitas empresas e profissionais precisam de maior controle interno, transparência e principalmente um exímio controle de custos e despesas, para ajustar-se a CRISE que estamos passando.

EMPRESAS

O controle de custos e despesas se faz altamente necessário para todas as empresas e também para famílias e profissionais como um todo, pois qualquer vacilo poderá comprometer os resultados previamente planejados, que em sua maioria foram afetados por variáveis.

Precisamos identificar qual o método de custo que melhor se compatibilize com a atividade econômica do estabelecimento.

Custo Standard (padrão); Custo ABC (Custo baseado por atividade), Custo Just In Time (No momento Certo), Custo de Reengenharia (Refazer); Custo TQM (Gestão total de qualidade) e demais.

Após escolhido o método, vamos identificar o sistema adequado para o PCP (Planejamento e Controle da Produção), é um sistema que receberá todos os dados da produção e deverá CUSTOMIZAR o produto, após auditoria de qualidade.

O CUSTO pode ser conceituado como o desembolso financeiro para realização de um bem, produto ou serviço, e podemos classifica-lo como:

CUSTO FIXO aquele que independe da produção. E o VARIÁVEL que depende totalmente da produção.

Exemplo: Custo Fixo- Aluguel quando nada se produz, Folha de Pagamento da área administrativa, etc

Custo Variável – matéria-prima, material secundário, embalagem, mão de obra, encargos da mão de obra e demais.

O CUSTO VARIÁVEL pode ser classificado em:

CUSTO DIRETO – Matéria Prima, Material Secundário, embalagem, etc.

CUSTO INDIRETO – Mão de Obra, Encargos dessa Mao de Obra etc.

RATEIO – é o procedimento de proporcionalizar o custo ou despesa da produção utilizando um parâmetro, tais como, quantidade, horas, etc.

Exemplo: Após 8 horas de produção, foi produzido x quantidade de produto, sendo:

Produto A, Produto B e Produto C, todos os custos e despesas comuns aos produtos acabados utilizarão o sistema de RATEIO para customização de cada produto.

GESTÃO

Os gestores das empresas utilizarão as informações do PCP, já devidamente revisadas e identificadas, para utilizar outro sistema denominado de GECOM (sistema de Gestão para Comercialização), onde deverão inserir as demais despesas, margem de lucro, impacto dos tributos e estabelecer a PRECIFICAÇÃO de cada produto, identificando suas margens, condições, e demais variáveis.

Nesse procedimento o Gestor deve ter um Planejamento Estratégico, para poder flexibiliza-lo de conformidade com as mudanças de mercado, sempre buscando a sustentabilidade e continuidade da atividade econômica da empresa.

Analisar todos os Demonstrativos Contábeis e Financeiros da empresa mensurados com obediências aos princípios, legalidade e transparência, e procurar comparar com o Planejamento Estratégico, sempre focando em resultados.

PROFISSIONAL

Todos os profissionais envolvidos devem estar capacitados e qualificados em que possam utilizar os recursos tecnológicos com maestria, dando, portanto um feed back conclusivo e transparente para a Gestão.

Nesse momento entra o CONTADOR, ADMINISTRADOR, GESTOR, ou qualquer outro profissional que tenha o perfil desejado e que possa oferecer informações devidamente embasadas na veracidade dos fatos e que em seguida possa oferecer sugestões para a melhoria dos resultados, diante dessa concorrência global existente.

Eis, portanto o grande segredo PROFISSIONAL ANTENADO E QUALIFICADO para atender as necessidades das empresas.

Nesse momento estamos diante da necessidade de um UP GRADE junto aos profissionais que possam atender esse mercado, daí podemos entender a exigência na seletividade do mercado laboral, na busca de contratar o profissional desejado.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O profissional deve investir na sua formação, pois hoje é o mercado que o qualifica, e deverá o CURSO e a IES (Instituição de Ensino Superior) possuir os recursos materiais, financeiros e humanos devidamente adequados para a formação de um profissional de qualidade.

Acreditamos que as IES serão transformadas em um grande laboratório para os educandos, onde os projetos por eles elaborados devem ser objeto de investimento das grandes empresas.

A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE deve ser entendida como um laboratório em que os educandos elaborem seus projetos onde poderão utilizar a inteligência artificial para fazer sua SWOT, e encontrar os pontos fracos e fortes, onde poderão aplicar as melhorias necessárias.

Acreditamos que na Educação de Qualidade a interdisciplinaridade acontecerá entre Nações, acelerando a absorção de conhecimento entre profissionais.

A nanotecnologia na criação de minis robôs utilizando o espaço virtual hão de colaborar para que haja maior controle de Custos e Despesas.

Pensávamos que esse pensamento seria do futuro, mas achamos que é do presente, e está acontecendo aceleradamente, basta que conheçamos os grandes projetos das grandes empresas inovadoras.

CONCLUSÃO

No futuro breve as desigualdades sociais não terá base no Capital e Bens, mas sim no CONHECIMENTO, e os profissionais devem assim entender, pois os avanços e as inovações criativas nos levam a acreditar que o mundo está se transformando rapidamente.

Lamento que muitos não acompanhem essas inovações, mas, lembramos que a terra precisa se fertilizar periodicamente, para gerar o alimento que saciará os sobreviventes.

Pedimos desculpas ás pessoas físicas ou jurídicas que se sentiram tocadas pelo feeling do presente artigo, mas como pesquisadores e profissionais que somos não podemos nos furtar a transcrever a veracidade dos fatos que se apresenta no mundo atual.

No mundo atual só existe passado e futuro, pois o presente já é passado, e se não tomar AÇÃO e ATITUDE necessária para elevar o seu perfil, know how e expertise, a seletividade do mercado o identificará.

“Faça da sua existência um CUSTO, e terá resultado positivo, pois, uma DESPESA de difícil rateio elevará o resultado negativo.”

AUTORES: Elenito Elias da Costa e LEVY DA COSTA.